quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

THX1138 (George Lucas, 1971)

O filme THX1138 ocorre num mundo subterrâneo onde sua época não se sabe. A população é controlada por drogas, nos quais todos ficam letárgicos. Observamos uma rede na qual é governada por um sistema dominado por regras de condutas inflexíveis, sendo que todos os indivíduos são intermitentemente monitorados por câmeras de vigilância e afetos são proibidos. As forças policiais exercem uma ação repressiva e fiscalizadora, dissuadindo quaisquer comportamentos que saem do padrão. Observamos inúmeras criticas ao modo em que vivemos e nos mostra a quebra de uma dos direitos da vida que possuímos, a liberdade. Será que o que vivemos é tão diferente deste filme? Pelo que observo não somos tão diferentes assim, claro que não tão extremos e intensos, mas no fundo, para você se introduzir na sociedade, ser um cidadão, é necessário abrir mão de parte de sua liberdade. Na sociedade temos regras sociais a seguir, sermos éticos e estarmos de acordo com a lei. Nós vivemos em um mundo no qual se você é diferente, fora do padrão, você se torna um excluído e isso nos dá medo de nos arriscarmos a fazer qualquer coisa diferente do normal.
Como vemos no filme LUH 3417, a companheira de THX1138, consegue perceber o que as drogas que eles estão tomando causam e, então, decide parar de tomá-las. Consegue, assim, ter sentimentos e outras sensações que nunca teve, trocando também as drogas que THX1138 por placebos.  Vemos que ela possuiu um pensamento diferente, iniciativa, tem a necessidade de descobrir o que existe no mundo além do seu trabalho e tentar mudar isso. Assim, THX1138 passar a sentir as mesmas sensações que LUH 3417 e juntos planejam sair do subterrâneo. Poucos de nós teriam a coragem de ir contra as leis locais e entrar em grandes problemas para seguir uma idéia, e por causa de seus feitos foram presos, não por tentativa de fuga, mas por terem relações sexuais e não tomarem os medicamentos, atos não autorizados. A prisão em que THX foi deixado, era um imenso local branco, sem portas e janelas visíveis, porém de fácil saída, pois acredito que ter iniciativa de enfrentar o governo era quase impossível neste ambiente. Achando a saída, foge e no meio da fuga descobre que LUH3417, separada dele desde a prisão foi eliminada e então começa sua fuga para sair do mundo subterrâneo. THX só consegue sair depois de o valor dos guardas impedirem-no é mais alto do que o orçamento prévio dado pelo governo, não valendo mais apena tentar capturá-lo.
Observo no filme o mundo comandado pelo governo que possui o controle de todos os indivíduos, deixando-as letárgicas e sem alguma forma, de consciência, ou pensamento, como se fossem máquinas. Quando me vejo tendo que trabalhar 35 anos para posteriormente tirar minha aposentadoria, já estando velho para aproveitar viagens, família e amigos, penso que nós somos um pouco deste jeito. Se você não fizer isso, não terá dinheiro para viver decentemente, será mais uma vez, um excluído.  Ao ter iniciativa, arriscar, podemos ganhar dinheiro para a vida inteira ou ficar muito pobre, acho que é o mesmo pensamento do THX e da LUH: não se sabe o que pode acontecer ali na frente, mas é melhor do que ficar se remoendo no mesmo lugar pensando no que poderia acontecer se tivesse tomado a iniciativa. Mas uma coisa é, você só toma uma iniciativa quando percebe que você merece mais do que aquilo que tem, se está bem com sua vida, porque iria querer modificá-la? Até onde eu pretendo chegar na minha carreira e na minha vida pessoal? Acredito que eu não saiba ainda, as visões vão mudando ao longo do tempo, mas o que sei é que não quero continuar aonde eu estou, e sei também que para isso não posso ficar parada. THX1138 conseguiu sair do subterrâneo, e você, vai sair também?

Fernanda de Lima Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário